Buscar
  • Diego Dilly

Realidade Virtual e Realidade Aumentada: entenda a diferença

Atualizado: 14 de Out de 2019

Você sabe a diferença entre realidade virtual e realidade aumentada?

Realidade Virtual e Realidade aumentada, tecnologias que surgiram em diversos meios eletrônicos principalmente vinculadas à games, vem ganhando cada vez mais espaço dentro da construção civil devido ao seu grande potencial imersivo e interativo. Tanto a realidade virtual quanto a realidade aumentada têm se mostrado ferramentas poderosas para apresentação de projetos, vendas e visualização do projeto no local da obra. Mas e aí, qual a diferença entre elas?


REALIDADE VIRTUAL


A realidade virtual, como o próprio nome já diz, consiste em uma experiência totalmente imersiva dentro de um ambiente virtual, criado por computador. O usuário, através de dispositivos de imersão como o Óculos Rift, pode visualizar ambientes em 360º criados virtualmente através de softwares.

Existem diferentes tipos de imersão, dependendo do tipo de equipamento e dos softwares utilizados. Em experiências mais completas é possível movimentar-se nos cenários virtuais, interagir com objetos, mudar cores, layouts e ouvir os sons do ambiente.

Também existem formas mais simples de se conseguir uma experiência imersiva, sem envolver equipamentos muito sofisticado ou softwares complexos. É possível obter uma experiência imersiva mais simples e de baixíssimo custo, utilizando apenas uma imagem 360º e um Smartphone acoplado no óculos VR. Esta última, é uma solução prática e extremamente barata que vem sendo amplamente utilizada, pois só precisa de um smartphone com giroscópio e um óculos VR. Atualmente, existem no mercado modelos de óculos VR que custam menos de R$ 40,00.


REALIDADE AUMENTADA


Diferente da Realidade Virtual, a Realidade Aumentada cria uma interação com o mundo real, onde é possível visualizar objetos virtuais dentro de um espaço real. Essa visualização acontece através de dispositivos como Tablets, Smartphone ou Óculos de realidade aumentada.

Seus usos são variados: é possível colocar móveis em um ambiente real, testando possibilidades de layout e decoração. Outra utilização que vem ganhando espaço, é o uso no canteiro de obras, onde o modelo do projeto pode ser visto em escala real no canteiro de obras. Dessa forma é possível visualizar a relação entre as estruturas, vedações, tubulações, dispositivos e acessórios que compõem uma obra; facilitando a compreensão das equipes envolvidas.


A BitArch desenvolve modelos para ambas as formas de visualização. Quer levar a Realidade Virtual e Aumentada para seu escritório ou construtora? Fale com a gente!


#realidadevirtual #realidadeaumentada #virtualreality #archviz #architecture

0 visualização

fale

conosco

+55 55 98136-6959

bitarch.contato@gmail.com

Florianópolis - SC

©2019 by BitArch